Política de Protecção de Dados - Poupa Dinheiro

Política de Protecção de Dados da Treta

1. Qual é o nosso compromisso

O compromisso, enquanto mediador de intermediação de crédito vinculado, sem exclusividade, registado junto do Banco de Portugal com o número 0007317, e enquanto mediador de Seguros, Registado junto da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensão com o número 319555412/3, passa por (i) ser transparente na relação com os nossos clientes e parceiros, (ii) querermos estar próximos dos nossos clientes, para oferecer um tratamento especial a cada cliente, (iii) procurar sempre a simplificação do tratamento dos processos, (iv) gerar confiança através do profissionalismo e da idoneidade, promovendo a poupança, (v) ter o compromisso de prestar o melhor serviço de acompanhamento, procurando ajudar os nossos clientes a encontrarem uma solução para o seu caso.

Para tal, é importante (i) manter a segurança e proteção dos dados pessoais de cada cliente, (ii) dispor de ferramentas adequadas que possibilitem o exercício dos direitos dos titulares dos dados pessoais, (iii) respeitar o Regulamento (EU) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho de 27 de Abril de 2016 – Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD), (iv) cumprir os deveres de confidencialidade que decorrem da atividade de intermediário de crédito e de mediação de Seguros, nos termos do disposto na legislação nacional aplicável.

2. Quem somos
Neste documento, as expressões “PoupaDinheiroPT”, “nós”, “nosso”, “website”, “site” são utilizadas para referenciar e representar todas as actividades de Diogo de Lemos Marques Ferreira neste site enquanto mediador de seguros e intermediário de crédito-habitação.
O PoupaDinheiroPT atua em toda a cadeia de valor na área (i) financeira, (ii) seguradora, (iii) planos de saúde, para gerar Poupança aos seus clientes.

O PoupaDinheiroPT é o Responsável pelo Tratamento dos dados pessoais dos Clientes e Colaboradores respetivos e quem, neste âmbito, decide quais os dados recolhidos, os meios de tratamento e as finalidades para os quais os dados são tratados.

Consideramos essencial a adoção de todas as boas práticas para o tratamento de dados pessoais, e por isso o PoupaDinheiroPT propõe-se (i) monitorizar a conformidade do tratamento de dados com as normas aplicáveis, (ii) teremos um contacto especifico para esclarecimento de questões relativas ao tratamento de dados, (iii) pretende cooperar com a Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD), na sua qualidade de autoridade nacional de controlo (iv) trabalhar em conjunto com os seus subcontratantes para garantir o pleno cumprimento da politica de proteção de dados.

Os dados de contacto para esclarecimentos sobre proteção de dados:
PoupaDinheiroPT
Proteção de dados
Rua Dr Pereira Coutinho 64 2645-216 Alcabideche
Endereço de correio eletrónico: euseguros@euseguros.pt
Modelo de negócio

A missão passa por ajudar os clientes a procurar as melhores soluções de crédito para o seu caso, simplificando ao máximo a gestão dos processos e prestando um serviço personalizado. Como empresa de intermediação de crédito vinculada, sem exclusividade, registada junto do Banco de Portugal com o número 0007317, não cobramos qualquer valor ao cliente. O PoupaDinheiroPT tem acordos com diferentes instituições, que suportam o custo do processo de intermediação de crédito.
O nosso processo divide-se em 4 fases:

Check-up financeiro
Diagnóstico
Prescrição
Tratamento

Check-up Financeiro

O processo começa com a inscrição do seu pedido. Após fazer o pedido, o cliente entra na nossa Análise online e passa a ter uma área pessoal para poder comunicar com o especialista alocado ao seu processo.

A Análise online, que foi desenvolvida pelo PoupaDinheiroPT, gere o fluxo de processos, para garantir que entramos em contacto com o cliente em menos de 24h.

Na área pessoal que foi criada na Análise online, o cliente tem toda a informação da documentação necessária para ser feito o check-up financeiro e posterior diagnóstico. A documentação solicitada é fundamental para ser efetuada a análise de solvabilidade do processo.

Diagnóstico

Para concluir o diagnóstico, será contactado pelo especialista, que vai enquadrar o processo e fazer a análise de solvabilidade, bem como, explicar os próximos passos ao cliente.

Mediante o diagnóstico, poderão ser pedidos documentos complementares, que serão necessários para a prescrição. Na área pessoal do cliente na Análise online, o cliente terá a informação do tipo de documentos que são necessários e terá também as instruções de como recolher os documentos e o porquê de ser necessário cada documento.

Tratamento

O objetivo é assessorar o cliente na fase mais importante do processo, para assegurar que as condições conseguidas junto dos parceiros são efetivamente aplicadas ao cliente para que ele comece a usufruir da poupança obtida.

Consulta à Central de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal

As entidades parceiras, mutuantes, com quem o PoupaDinheiroPT celebra contratos de vinculação poderão, no âmbito do processo de concessão de crédito, consultar sempre que considerem necessário, a Central de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal (CRC) com a finalidade de obter os dados necessários para identificar as entidades com quem o cliente mantenha, direta ou indiretamente, responsabilidades de crédito.

O especialista, em conjunto com a Análise online, vai auxiliar o cliente a conseguir obter todos os documentos necessários, para que o tratamento possa ser iniciado licitamente e com a maior brevidade possível.

Mediação de seguros

No que se refere à contratação dos seguros, a missão do PoupaDinheiroPT é estar sempre ao lado do cliente, apresentar a(s) solução(ões) dos ramos Vida e Não Vida que vão ao encontro das suas expectativas e que melhor o protejam com vista a aumentar a redução dos encargos do agregado familiar, de forma transparente com uma mensagem simples e clara.

Desta forma são disponibilizadas simulações para os seguros pretendidos pelo cliente, realizar o preenchimento através da recolha de dados necessários à emissão de apólice, fazer acompanhamento necessário desde a negociação, junto das Seguradoras, à contratação e ao acompanhamento em caso de sinistros.

Como Mediador de Seguros irei mediar a sua proposta de seguro junto dos diversos parceiros com quem tenho protocolo de mediação, sem exclusividade.
3. Que dados pessoais recolhemos e tratamos

Dados pessoais são informações relativas a uma pessoa singular, identificada ou identificável, bem como o conjunto de informações distintas que podem levar à identificação do seu titular. Os dados pessoais que tenham sido descaracterizados, codificados ou mesmo pseudonimizados, mas que conjuntamente utilizados possam identificar uma pessoa singular, são também considerados dados pessoais.

Dados recolhidos na subscrição da newsletter

Os dados pessoais indicados (e-mail) são processados, guardados pelo PoupaDinheiroPT e utilizados unicamente para o envio da Newsletter. O PoupaDinheiroPT não partilha ou cede estes dados a entidades terceiras, bem como irá mantê-los unicamente pelo período em que a subscrição vigorar. Pode cancelar em qualquer momento a subscrição desta newsletter, clicando em “cancelar newsletter” no rodapé do e-mail da mesma. Poderá igualmente, em qualquer momento, retirar o seu consentimento ou opor-se ao tratamento dos seus dados pessoais, assim como pedir a sua retificação, limitação ou eliminação (“direito ao apagamento dos dados”), nos termos e nos limites estabelecidos no RGPD, através dos endereço: rgpd@ financas.pt.
As principais categorias de dados pessoais que tratamos são:

Identificação e contactos
Nome, morada, contacto de telemóvel, contacto de telefone, endereço de correio eletrónico, número de identificação civil e número de identificação fiscal.

Dados Biográficos
Nacionalidade, sexo, data de nascimento, naturalidade, estado civil, informação sobre o agregado familiar, dados sobre a profissão (como por exemplo, o número de anos que trabalha na atual empresa) e habilitações académicas.

Dados financeiros
Vencimento (i) mensal, (ii) anual, responsabilidades financeiras junto das instituições de crédito e património financeiro.

Segmentos e perfis
Perfil ou grau de risco de crédito, perfil para aquisição de produtos de investimento (através de seguros de capitalização), perfil para segmentação comercial de serviços que visam a poupança como (i) créditos (ii) seguros, (iii) eletricidade, (iv) gás.

Opiniões e preferências
Gestão de dados referentes a respostas a questionários de satisfação, gestão de comentários de clientes efetuados nas redes sociais

Contas de acesso
Conta de utilizador de acesso à área pessoal na Análise online.

Conteúdos
Gestão da informação contida nas comunicações entre o cliente e o PoupaDinheiroPT (i) escrita, (ii) telefónica (caso a chamada telefónica seja gravada).

Utilização de sites e aplicações
Páginas visitadas, endereço IP, localização geográfica e browser utilizado.
O PoupaDinheiroPT obtém os dados através dos seguintes canais:

Dados fornecidos pelos clientes
Elementos fornecidos diretamente pelos clientes (i) no processo de subscrição do pedido no site www. financas.pt, (ii) nos e-mails trocados entre o cliente e os nossos es, (iii) nas interações ao telefone entre o cliente e os nossos es ou nas deslocações que o cliente possa fazer à nossa sede, (iv) através da resposta a questionários de satisfação.

Definição de Perfis
Dados analíticos produzidos pelo PoupaDinheiroPT, através da aplicação de modelos estáticos aos dados contidos na Análise online.

O que são cookies?
Cookies são arquivos gravados na máquina do utilizador, a fim de dar funcionalidade ao site e também guardar preferências do utilizador na máquina. Ou seja, os cookies podem ser essenciais para a navegação do site.
O site do PoupaDinheiroPT possui cookies que geram dados relativos à utilização do site por parte dos clientes (exemplo: artigos mais vistos pelo cliente, o tempo que passa em cada artigo, o tempo que passa no site). Os nossos cookies estritamente necessários não identificam o utilizador nem recorrem a dados pessoais, e não são usados para identificar o utilizador no site.

Igualmente os cookies podem ser categorizados como estatísticos, de funcionalidade e de marketing, temporários ou persistentes.

O site do PoupaDinheiroPT utiliza cookies?
Sim, apenas para melhorar a sua experiência de utilização.
Os nossos cookies são utilizados para manter informação das escolhas do utilizador e recolher indicadores de desempenho.

Devo aceitar a utilização de cookies?
O nosso site poderá recorrer à utilização de cookies mediante consentimento prévio e expresso. Poderá, em alternativa, gerir a aceitação de cookies.
O nosso compromisso é de utilizar o armazenamento de cookies apenas para as finalidades acima descritas. A não aceitação total dos cookies poderá comprometer o acesso a determinados conteúdos disponíveis no site PoupaDinheiroPT.

É importante referir que a utilização de cookies é essencial para o correcto funcionamento do site pelo que a sua aceitação é recomendada.

Que tipos de cookies utilizamos?
Existem diversos tipos de cookies com diferentes formas de atuação e finalidades na sua navegação na internet. Apresentamos as categorias existentes que utilizamos:

– Cookies estritamente necessários: são cookies essenciais porque garantem a navegação no site e a utilização das respetivas funcionalidades, entre estas, a de registar se o utilizador autorizou ou não a utilização de cookies pela página web. Estas cookies não podem ser rejeitadas ao utilizar um site.

Prazo de conservação dos dados recolhidos neste âmbito: um ano após recolha.

– Cookies de marketing: são cookies que recolhem informação sobre os hábitos de utilização de um browser pelo utilizador, registando utilizações dos sites. São utilizadas para suportar a realização de ações de marketing e comunicação mais direcionadas, permitindo a distinção e identificação das preferências de utilização individuais ou armazenar um código que permite traduzir um conjunto de hábitos ou preferências de utilização.

As cookies de publicidade que podemos utilizar pertencem ao Facebook e Google. Clique aqui para consultar a Política de Cookies do Facebook e aqui para consultar a Política de Cookies da Google.

Prazo de conservação dos dados recolhidos neste âmbito: dezoito meses após recolha.

– Cookies estatísticas: estas cookies são usadas para analisar a forma como os utilizadores usam o site e para monitorar a performance deste, por exemplo, quais as páginas com maior volume de visitas ou se é devolvida ao utilizador alguma mensagem de erro. Isto permite fornecer uma experiência de alta qualidade ao personalizar a oferta e rapidamente identificar e corrigir quaisquer problemas que surjam. Estas cookies são utilizadas para efeitos de melhoria contínua e análise estatística.

Para este fim, utilizamos a ferramenta de análise do Google Analytics, do Facebook e respetivas cookies. Clique aqui para consultar a Política de Privacidade da Google Analytics e aqui para consultar a Política de Privacidade do Facebook.

Prazo de conservação dos dados recolhidos neste âmbito: dois anos após recolha.

Lista de cookies
Segue-se a lista dos cookies que guardamos no seu navegador:

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Dados obtidos de entidades terceiras
O PoupaDinheiroPT obtém dados por parte de entidades terceiras (parceiros), referentes (i) à análise de solvabilidade que é efetuada ao cliente por parte dos parceiros, (ii) dados referentes à pré aprovação do processo (FINE), (iii) dados referentes ao cross-selling, (iv) dados referentes aos seguros, (v) dados referentes à avaliação do imóvel. Quando o processo segue para formalização obtemos dados (i) referentes à carta de aprovação (FINE final), (ii) dados referentes à minuta, (iii) dados referentes à data de escritura, (iv) dados referentes ao contrato de crédito.

Obrigação de fornecer os dados pessoais
No âmbito das obrigações legais relativas ao regime da prevenção do branqueamento de capitais, o PoupaDinheiroPT tem que identificar os clientes para obter um financiamento, normalmente através do documento de identificação. Se não for efetuada esta identificação, o PoupaDinheiroPT não pode dar seguimento ao processo, sob pena de incorrer numa infração. No decorrer da relação comercial entre o cliente e o PoupaDinheiroPT, será necessário o envio de outros documentos por parte do cliente para o cumprimento de obrigações pré contratuais e contratuais, necessárias para a formalização do processo.
4. Como tratamos os dados pessoais

O tratamento de dados pessoais abrange um amplo conjunto de operações efetuadas sobre dados pessoais, por meios manuais ou automatizados. Inclui a recolha, o registo, a organização, a estruturação, a conservação, a adaptação ou alteração, a recuperação, a consulta, a utilização, a divulgação por transmissão, difusão ou qualquer outra forma de disponibilização, a comparação ou interconexão, a limitação, o apagamento ou a destruição de dados pessoais.

O Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) aplica-se ao tratamento de dados pessoais por meios total ou parcialmente automatizados, bem como ao tratamento por meios não automatizados de dados pessoais contidos em ficheiros.

No PoupaDinheiroPT, tratamos os dados pessoais de forma leal e transparente, de acordo com os seus fundamentos de licitude e com finalidades específicas.
Cumprimento e execução contratual

Finalidades de tratamento

Área de cliente na Análise online
Recolha e registo de dados pessoais e documentos comprovativos dos dados recolhidos, armazenamento das comunicações entre o cliente e o PoupaDinheiroPT.

Gestão de risco
Análise dos critérios de risco como taxa de esforço, rendimento líquido disponível e DSTI, bem como possíveis incumprimentos ou moras no pagamento da prestação.

Gestão de produtos
Recolha de dados para disponibilizar novos produtos ou melhorar os produtos disponíveis aos clientes. Possibilitar que o cliente possa conhecer outras formas de poupança em telecomunicações, energia e eletricidade, através das suas empresas Parceiras. Apoiar os clientes na procura ativa de imóvel para aquisição, bem como apoiar os clientes na venda ativa do seu imóvel, através de empresas do grupo e empresas parceiras no ramo de Mediação Imobiliária.

Gestão de contactos e reclamações
Receção, análise e resposta a pedidos de informação e reclamação por parte dos clientes. O pedido de informação ou de reclamação pode chegar através de vários canais, como o digital, telefónico ou via carta.

Gestão de contactos ´

Receção, análise e resposta a pedidos de informação por parte dos clientes.

O pedido de informação pode chegar através de vários canais, como o digital, telefónico ou via carta.

Reclamações

No PoupaDinheiroPT recebemos e tratamos a informação proveniente da receção das reclamações com Idoneidade, Rigor e Transparência.

Quaisquer reclamações, no âmbito da prestação de serviços de intermediação de crédito ou mediação de seguros, poderão ser apresentadas através de vários canais, como o digital, telefónico ou via e-mail através do endereço reclamacoes@ financas.pt, indicando expressa e circunstancialmente os fundamentos da reclamação e todos os elementos identificativos que motivaram a mesma.

O cliente igualmente dispõe da possibilidade de recorrer a meios de resolução alternativa de litígios, junto do CACCL,com sede em Lisboa, ou junto do CICAP, com sede no Porto, onde poderá apresentar as suas reclamações de forma a impedir conflitos com este intermediário de crédito.

As respostas poderão ser dadas pelos mesmos meios, num período de 30 dias a contar da receção da reclamação.

Gestão do arquivo documental em formato digital
Recolha, classificação e armazenamento de documentos pessoais e de suporte ao processo no PoupaDinheiroPT, documentos estes fornecidos diretamente pelos clientes, em formato digital na área pessoal do cliente, na Análise online.

No armazenamento e gestão dos referidos documentos, poderá o Cliente exercer a seguinte gestão, directamente na área pessoal, do cliente, na Análise online.

(i) Actualizar documentos;
(ii) Adicionar documentos;
(iii) Remover documentos;
(iv) Manter estes documentos para futura consulta, por tempo indeterminado e que considere necessário à finalidade de arquivo e consulta.

Pode igualmente solicitar a Actualização, ou Eliminação destes documentos exercendo os seus direitos, de acordo com o RGPD, através de solicitação escrita para o endereço postal ou correio eletrónico, abaixo indicados, para os contactos indicados do PoupaDinheiroPT.

O PoupaDinheiroPT responderá aos pedidos no prazo máximo de 30 dias, podendo se alongar no prazo de resposta para pedidos especialmente complexos.

Nestes casos, o PoupaDinheiroPT informará os clientes da necessidade de aumentar o prazo de resposta por um período adicional de 30 dias, justificando o porquê.

Os dados de contacto para esclarecimentos sobre proteção de dados:
PoupaDinheiroPT
Proteção de dados
Diogo de Lemos Marques Ferreira
Rua Dr Pereira Coutinho 64 2645-216 Alcabideche

Endereço de correio eletrónico: rgpd@ financas.pt
Cumprimento de obrigações legais e regulamentares

Finalidade do Tratamento

Gestão de risco
Análise de rácios e de critérios de ponderação de risco, como taxa de esforço, verificação da identidade dos titulares do crédito, experiência profissional, etc.

Prevenção de fraudes
Deteção de fraudes, com por exemplo: adulteração de cartões de identificação, recibos de vencimentos, extratos bancários.

Prevenção de crimes de branqueamento de capital e financiamento ao terrorismo (BCFT)
Recolha e análise da copia dos documentos de identificação dos intervenientes do crédito, para evitar situações de BCFT.

Contabilidade e reporte financeiro
Registo contabilístico, e elaboração de reportes financeiros, como balanço e demonstração financeira.

Prestação de informações e resposta a pedidos de autoridades públicas
Prestação de informação obrigatória a entidades públicas, e a pedidos provenientes dos reguladores do sector (exemplo: Tribunais, Polícia, CMVM, Banco de Portugal, CNPD, ASF, ASAE).

O PoupaDinheiroPT procede ao tratamento de dados pessoais para realizar tarefas relacionadas com as suas atividades. O tratamento é efetuado no âmbito da relação com o cliente, quando efetua o tratamento de dados pessoais para efeitos de comercialização direta de outros produtos ou apresentação de informações relevantes. O PoupaDinheiroPT apenas solicita os dados necessários para apresentar as propostas de poupança, para os produtos que são do interesse legítimo, como Seguros e Créditos

Finalidades de tratamento

Prestação de informação ao cliente
Informação relevante referente aos produtos comercializados pelo PoupaDinheiroPT poderá ser enviada em vários formatos, como e-mail, carta ou SMS.

Marketing
Prestação de informação ou realização de campanhas através de telefone, mensagem, correio eletrónico ou por correio, para estimular a utilização ou promover a aquisição ou subscrição de produtos ou serviços. As campanhas poderão ser geradas através de definição de perfis do cliente.

Segmentação de clientes
Para que os produtos e serviços disponibilizados pelo PoupaDinheiroPT vão ao encontro das necessidades específicas de cada cliente, é efetuada a caracterização e segmentação dos clientes.

Definição de Perfis
O PoupaDinheiroPT poderá tratar os dados dos clientes para criar produtos e serviços mais adequados aos interesses e preferências dos clientes, para definir o seu perfil de utilização, grau de interesse e avaliar a sua propensão relativa aos mesmos. Com isto, procuramos personalizar o atendimento que é efetuado em cada contacto com o cliente.

Assiste-lhe o direito de recusar que os seus dados sejam perfilados, o que irá implicar que deixe de ter um atendimento personalizado.

Avaliação da satisfação e qualidade do serviço
São realizados questionários de satisfação para aferir o grau de satisfação do atendimento prestado, bem como aferir o grau de satisfação dos produtos contratualizados, podendo ser proposta a análise de serviços complementares, como por exemplo: análise ao spread do Crédito Habitação, análise da carteira de seguros.

Controlo de gestão
Produção de informação para controlo e gestão do PoupaDinheiroPT.

Auditoria
Será efetuada a recolha de dados para a realização de auditorias. As auditorias serão realizadas pelo departamento de qualidade do PoupaDinheiroPT, quando se trata de avaliar a qualidade do serviço prestado aos clientes, a qualidade de gestão de processo junto do cliente e do banco por parte da equipa do PoupaDinheiroPT. A auditoria ao nível financeiro será realizada pelo departamento financeiro do PoupaDinheiroPT.

Gestão e segurança do sistema de informação (Análise online)
A Análise online regista o acesso e utilização por parte dos clientes. Esta informação é utilizada para melhorar a experiência e a relação entre o cliente e a equipa do PoupaDinheiroPT, mas também para efeitos de segurança. É efetuada a análise periódica a potenciais incidentes de segurança de informação.
O consentimento do titular dos dados

O PoupaDinheiroPT poderá efetuar outros tratamentos aos dados, desde que obtenha o consentimento prévio, expresso, por via informática, escrito, oralmente, ou através de uma ação explícita, informada e livre.

Finalidades de tratamento

Prova de informação de consentimento
E-mail enviado por parte dos clientes, gravação de chamadas, documento assinado por cliente, são alguns dos exemplos de provas de consentimento utilizados pelo PoupaDinheiroPT.

Monitorização da qualidade do serviço
Gravação de chamadas e e-mail serão utilizados para monitorização da qualidade do serviço.

Estudos de mercado
Recolha e análise de dados pessoais no contexto de estudo ou análise de mercado.

Personalizar a experiência dos utilizadores
Utilização de Cookies para registo de atividade e de preferências dos clientes nos sites do PoupaDinheiroPT.

Utilização de Cookies para registo de atividade e de preferências dos clientes nos sites do PoupaDinheiroPT.

O PoupaDinheiroPT apenas efetua tratamento de dados pessoais devidamente autorizados e sujeitos a informação prévia aos respetivos titulares. Eventuais tratamentos de dados secundários adicionais apenas são realizados se (i) forem compatíveis com as finalidades autorizadas e comunicadas aos titulares ou (ii) se forem objeto de consentimento específico e explícito dos titulares dos dados.
5. Quais são os prazos de conservação e tratamento dos dados pessoais

O PoupaDinheiroPT conserva e trata os dados pessoais apenas pelo tempo necessário e enquanto subsistirem as legítimas finalidades para as quais o cliente se inscreveu e para o cumprimento de obrigações contratuais, legais e regulamentares, ou para proteção dos interesses legítimos do PoupaDinheiroPT.
Fundamentos para a conservação de dados pessoais

Interesse legítimo

O PoupaDinheiroPT poderá manter os dados pessoais por um período superior à relação com o cliente, com base em interesses legítimos que o fundamentem, nomeadamente a defesa do PoupaDinheiroPT em processos judiciais.

Obrigação legal ou regulamentar
Prazos legais de prescrição associados a obrigações legais, fiscais /contabilísticas ou regulamentares.
6. Quais são os seus direitos enquanto titular de dados pessoais

O PoupaDinheiroPT garante o exercício dos direitos dos titulares dos dados em relação ao respetivo tratamento.
Direitos do titular

Acesso
Os clientes têm direito a ter acesso aos dados pessoais que fornecem ao PoupaDinheiroPT e às respetivas condições de tratamento. Este acesso é feito através da sua área pessoal, que contém toda a informação relativa ao processo.

Retificação
Os clientes têm direito de solicitar a retificação dos seus dados pessoais que se encontrem inexatos (exemplo: morada, endereço de e-mail, contacto telefónico). Esta retificação é feita através da sua área pessoal.

Oposição
Os clientes têm o direito de se oporem ao tratamento de dados baseados no interesse legítimo do PoupaDinheiroPT.

Retirada do consentimento
Os clientes têm o direito de retirar o consentimento de tratamento dos seus dados pessoais.

Esquecimento
Os clientes têm o direito de solicitar a eliminação dos seus dados pessoais detidos pelo PoupaDinheiroPT, desde que não se verifiquem fundamentos válidos para a sua conservação pelo PoupaDinheiroPT (exemplo: cumprimentos de obrigações legais e fiscais, defesa do PoupaDinheiroPT ou de terceiros num processo judicial).

Limitação
Os clientes têm o direito de pedir a limitação de tratamento dos seus dados pessoais quando (i) contestam a exatidão dos dados pessoais, (ii) o tratamento for ilícito e se opuserem ao apagamento dos dados pessoais.

Reclamação junto da CNPD
Os clientes têm o direito a apresentar reclamações junto da CNPD em relação a matérias relativas ao exercício dos seus direitos e à proteção dos seus dados pessoais.

Os clientes podem exercer os seus direitos, de acordo com o RGPD, através de solicitação escrita para o endereço postal indicado ou correio eletrónico para os contactos indicados do PoupaDinheiroPT. O PoupaDinheiroPT responderá aos pedidos no prazo máximo de 30 dias, podendo se alongar no prazo de resposta para pedidos especialmente complexos. Nestes casos, o PoupaDinheiroPT informará os clientes da necessidade de aumentar o prazo de resposta por um período adicional de 30 dias, justificando o porquê.

Sempre que o PoupaDinheiroPT considere que não é possível corresponder aos pedidos os clientes serão informados das razões, nos prazos acima identificados.

O exercício dos direitos é gratuito. No entanto, o PoupaDinheiroPT poderá aplicar uma taxa administrativa pelos custos associados a situações consideradas excessivas/recorrentes, anómalas e/ou de má-fé.

Denúncias

Qualquer pessoa pode denunciar, em boa-fé, ao PoupaDinheiroPT uma suspeita real, de temas relacionados com a privacidade dos seus dados pessoais, corrupção, questões de ética e sigilo, ou desvios de boas práticas, sempre que tiver uma razoável convicção que a suspeita é real, no momento da denúncia.

No PoupaDinheiroPT somos diretamente responsáveis por investigar qualquer denúncia, dessa natureza, que nos seja encaminhada.

Igualmente, o PoupaDinheiroPT é responsável por responder ao denunciante, dentro dos prazos legais, com vista à resolução da denúncia sob os princípios que nos regulam de Ética, Responsabilidade, Compromisso, Sigilo e Confidencialidade, bem como pelo princípio da Não Retaliação, como medida de proteção do denunciante.

O Denunciante carece de proteção jurídica, nos termos previstos pela Lei, considerando que a denúncia é feita em boa-fé.

Perante uma suspeita real de infração, deve apresentar uma denúncia através do seguinte formulário:

Denúncias
7. Que dados pessoais partilhamos

Os dados pessoais disponibilizados pelo cliente podem ser disponibilizados a entidades terceiras(bancos, seguradoras e reguladores) no interesse legítimo do Cliente:
Entidades terceiras

Organismos Públicos e de supervisão
Banco de Portugal, ASF, CNPD, autoridades fiscais sempre que para tal exista uma obrigatoriedade legal ou regulatória.

Parceiros
Como intermediário de crédito, o PoupaDinheiroPT irá intermediar o pedido de crédito junto dos diversos parceiros com quem tem protocolo de vinculação. São eles, BANCO SANTANDER TOTTA, SA, ABANCA CORPORACÍON BANCARIA, S.A., BANKINTER, SA -SUCURSAL EM PORTUGAL, BANCO BPI, SA, BNI -BANCO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAL (EUROPA), SA, NOVO BANCO, BANCO BIC PORTUGUÊS, SA, UNION DE CRÉDITOS INMOBILIÁRIOS -ESTABLECIMIENTO FINANCIERO DE CRÉDITO (SOCIEDAD UNIPERSONAL) – SUCURSAL EM PORTUGAL e CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS, SA., NOVO BANCO DOS AÇORES, S.A.

Como mediador de seguros, exerço a atividade de mediação de seguros, mediante contrato celebrado com as seguradoras Real Vida Seguros; Grupo PSN – Previsión Sanitária Nacional; PREVOIR – VIE GROUPE PREVOIR S.A; MetLife Europe d.a.c. – Sucursal em Portugal; April Portugal SA.; Generalli Companhia de Seguros/Tranquilidade;ASISA VIDA Seguros S.A.U. – Sucursal em Portugal; UNA Seguros S.A.; sem exclusividade, encontrando-se registado junto da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensão, pelo Regime Jurídico da Distribuição de Seguros e de Resseguros, com o numero de registo 319555421/3, para a prestação dos seguintes serviços: apresentação ou proposta de seguros a consumidores, mediante a realização de atos preparatórios ou de outros trabalhos de gestão pré-contratual relativamente a contratos de seguros.

Entidades subcontratantes
Entidades subcontratantes e prestadoras de serviços, que atuam em nome ou sob instruções.

Enquanto intermediário de crédito vinculado, sem exclusividade, estou sujeito ao sigilo bancário. Pelo que a transferência de dados pessoais para entidades terceiras apenas são efetuadas quando exista autorização bastante no âmbito da relação com o cliente e/ou quando os subcontratantes encarregados pelo PoupaDinheiroPT garantam de igual modo a observância do sigilo dos dados pessoais dos clientes, bem como as demais normas e legislação de proteção de dados.
8. Como protegemos os dados pessoais

A proteção da confidencialidade e da integridade dos dados dos nossos clientes é considerada pelo PoupaDinheiroPT como um dos pilares fundamentais na relação de confiança para com as pessoas que recorrem aos nossos serviços.

O PoupaDinheiroPT tem implementadas medidas organizativas, processos e sistemas de segurança adequados para proteger os seus dados pessoais contra a destruição, a alteração e o acesso não autorizado.

O PoupaDinheiroPT está empenhado em continuar a desenvolver processos e sistemas de segurança, que visam a proteção dos dados pessoais dos seus clientes.
9. Alterações à política de privacidade

O PoupaDinheiroPT reserva-se no direito de, a qualquer momento, fazer alterações à política de privacidade, para adequá-la às melhores práticas do mercado ou a futuras alterações legislativas ou regulamentares, visando, sobretudo, reforçar os direitos dos consumidores.

Data de atualização: Janeiro de 2025